Ambiente seguro para os idosos

Embora seja algo natural, o processo de envelhecimento acarreta diversas mudanças no organismo dos idosos, tanto de ordem física, cognitiva quanto emocional, essas modificações que esta fase proporciona, tem como resultado a decadência da interatividade da população idosa quanto ao ambiente em que está inserida. Assim, com a chegada da velhice, seu lar, que antes era seguro e confortável, começa a apresentar alguns riscos e desconfortos para eles. Por isso a preocupação crescente de nossos especialistas para a o planejamento de um ambiente seguro que ofereça segurança e não deixe de estimular a autonomia dessa população. 

Algumas dicas importantes e baratas possibilitam oferecer aos idosos um ambiente seguro e autônomo. Segue algumas:

  • Tirar os tapetes de pano e crochê da casa, substituindo por antiderrapantes.
  • Colocar barras de apoio nos locais que o idoso transita com frequência

  • Invista na iluminação, principalmente à noite, existem no mercado dispositivos que iluminam com sensor de presença, isso facilita o percurso deles.

  • Substitua moveis com quina, ou coloque protetores nas quinas deles
  • No banheiro a atenção deve ser redobrada, já que é o campeão de quedas!

Use tapete emborrachado em toda extensão do box, mantenha um banco plástico firme para que possa se sentar,  

Aí vai uma dica para o banho seguro do idoso: pegue uma meia – calça velha, corte-a dividindo em duas pernas. Coloque o sabonete na ponta onde fica os pés e amarre a outra ponta onde fica a cintura na torneira do chuveiro. Assim o idoso pode se ensaboar tranquilamente. Se o sabonete cair, ele não precisa abaixar, basta puxar a meia. 


A Terapeuta ocupacional Luiza Paganelli enquanto universitária, elaborou juntamente com sua professora Maria Luísa Emmel, uma cartilha que apresenta as adequações para tornar o ambiente em que os idosos vivem, muito mais seguro e acessível a suas limitações.


Esta cartilha de nome “Cartilha para acessibilidade ambiental: orientações ilustradas para domicilio de pessoas idosas” recebeu o apoio financeiro do Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ela pode ser facilmente encontrada no endereço na web: http://www.acessibilidadenacasadeidosos.blogspot.com.br.

Um outro site muito interessante que dá dicas especificas sobre como adaptar ambientes de segurança e autonomia para idosos com demência, é o site da casa adaptada. Se você se interessar, dá uma olhadinha lá. O endereço é:

https://www.casadaptada.com.br/2018/03/8-dicas-para-facilitar-rotina-e-tornar-o-ambiente-seguro-para-idosos-com-demencia-reab-me/

O mais importante é entender que o idoso é um ser humano que merece todo o amor, respeito e tem o direito de viver sua velhice da melhor maneira possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *